Mercado Livre de Energia
25 de janeiro, 2024
LEITURA DE 5MIN
A importância da gestão energética eficiente
Entenda como a gestão energética pode reduzir custos, aumentar a competitividade no mercado e ainda contribuir para a descarbonização da economia
Cada vez mais fica claro que aprimorar a gestão energética nas empresas é fundamental para o sucesso dos negócios, reduzindo custos, aumentando a competitividade no mercado e ainda contribuindo para a descarbonização da economia.
Assim, destacamos três pontos simples e fundamentais para o aprimoramento do processo de gestão energética em empresas com fornecimento em alta ou média tensão (o chamado Grupo A):
1. Enquadramento Tarifário
As modalidades tarifárias são um conjunto de tarifas aplicáveis ao consumo de energia elétrica e à demanda de potência ativa.
O enquadramento tarifário adequado é crucial para reduzir os custos com energia elétrica. Para isso, é necessário entender o perfil de consumo da unidade consumidora.
2. Demanda Contratada
É a demanda de potência que a distribuidora de energia precisa obrigatoriamente disponibilizar para o consumidor, conforme estipulado em contrato. A demanda contratada deve ser integralmente paga pelo consumidor, seja ela utilizada ou não no período em questão.
A demanda contratada deve ser dimensionada corretamente para evitar sobredimensionamento ou subdimensionamento. Se a demanda de energia ultrapassar o valor contratado, a empresa pode solicitar alteração para evitar gastos extras.
3. Energia Reativa
É a parcela de eletricidade que estabelece e sustenta os campos elétricos e magnéticos de equipamentos de corrente alternada. A potência reativa deve ser fornecida para a maioria dos tipos de equipamentos magnéticos, como motores e transformadores.
A energia reativa deve ser gerenciada efetivamente para evitar cobranças desnecessárias. Uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é instalar um banco de capacitores, que irá eliminar e filtrar este tipo de energia, mantendo apenas a forma ativa necessária para o funcionamento dos equipamentos. Outra opção é reduzir o uso de aparelhos que consomem muita energia reativa, como motores e transformadores.
Cuidando, inicialmente, apenas destes três itens, você vai aprimorar cada vez mais a gestão energética da sua empresa e reduzir suas despesas com energia elétrica.
E o próximo passo? Migrar para o Mercado Livre de Energia!
Solicite agora a sua análise gratuita!
Entre em contato e fale com um especialista! Acesse: https://www.novaenergia.com.br/contato
Fontes:
https://energes.com.br/demanda-contratada
https://www2.aneel.gov.br/cedoc/ren20211000.html
https://energes.com.br/8-formas-de-reducao-de-custos-com-energia-eletrica
Leia também: Economia também em casa? Como o Ambiente Livre de Energia pode ajudar os brasileiros