A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) irá realizar, ainda este ano, o Leilão de Transmissão 02/2023, que contará com investimentos previstos de mais de R$19,7 bilhões, constituídos pela construção e manutenção de 4.471 quilômetros em linhas de transmissão e de 9.840 megawatts (MW) em capacidade de conversão nas subestações.

Esse valor é recorde em todo o histórico de licitações de transmissão.

Expansão de capacidade de intercâmbio entre regiões

O Planejamento Setorial avaliou a necessidade de ampliar a capacidade de intercâmbio entre as regiões Norte/Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste, o que resultou nas indicações realizadas pelos estudos da Empresa de Pesquisa Energética, coordenados pela Secretaria de Planejamento e Transição Energética do Ministério de Minas e Energia (SPTE-MME).

Essas indicações irão possibilitar um aumento significativo no intercâmbio de energia, passando de 17,5 GW para aproximadamente 32 GW até o ano 2030, o que permitirá o aproveitamento do enorme potencial de energias renováveis presentes nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Inclusão no Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica

As instalações foram incluídas no Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica, de responsabilidade do Ministério de Minas e Energia, com apoio da Empresa de Pesquisa Energética e Operador Nacional do Sistema Elétrico, ouvida a Aneel.

O planejamento dos sistemas de transmissão coordenados pela SPTE-MME é trienal, e neste momento, o Ministério trabalha nas instalações que irão à leilão em 2024.

Destaque para o sistema de transmissão em corrente contínua

Dentre as obras constantes no Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica, destaca-se o sistema de transmissão em corrente contínua, em ±800kVcc e capacidade nominal de 5 GW, denominado “Bipolo Nordeste I”, que interliga a subestação Graça Aranha, no estado do Maranhão, à subestação Silvânia, no estado de Goiás.

Trata-se do quinto elo de transmissão CC a ser inserido no SIN, possibilitando o escoamento de grandes blocos de energia entre as regiões N/NE e SE/CO.

Três lotes de construção de empreendimentos em diversos estados brasileiros

O Leilão de Transmissão 02/2023 oferecerá três lotes que envolvem a construção de empreendimentos nos estados de Goiás, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins, com prazo de execução entre 60 e 72 meses. Segundo a Agência, há uma estimativa de criação de 36 mil novos empregos.

A Aneel promoveu a abertura de Consulta Pública para este certame, disponível entre 17/03 e 02/05/2023 para o recebimento de contribuições. O leilão está marcado para 31 de outubro na sede da B3, em São Paulo.

Fontes: gov.br

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das novidades do mercado elétrico!

Leia também: Expansão histórica na capacidade de geração de energia elétrica em 2023