Em artigo publicado pelo Broadcast Energia, os autores Nivalde de Castro, professor no Instituto de Economia da UFRJ e coordenador do Gesel, e Sidnei Martini, professor titular sênior da Escola Politécnica da USP e professor associado do Gesel, discutem a operação dos sistemas da indústria de rede, como transporte, telecomunicações e energia elétrica, destacando sua relevância para a economia e a sociedade.

A operação de sistemas da indústria de rede, como o setor elétrico, é essencial para fornecer serviços de qualidade à sociedade. No Brasil, o Setor Elétrico Brasileiro (SEB) é composto pela geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, abrangendo diversas modalidades. A operação eficiente desse sistema é complexa e exige coordenação entre os diferentes segmentos.

Operação do sistema elétrico nacional

A operação do sistema elétrico visa garantir o fornecimento contínuo de energia elétrica a todos os consumidores. Isso requer monitoramento em tempo real e ajustes na geração, transmissão e distribuição para atender às variações de demanda. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é responsável pela coordenação dessa operação no Brasil.

Porém, existem alguns desafios devido às características dos diferentes tipos de geração de energia. Algumas usinas hidrelétricas dependem da disponibilidade de água nos seus reservatórios para gerar eletricidade, enquanto usinas térmicas queimam combustíveis poluentes e são mais custosas. A necessidade de reduzir as emissões de gases do efeito estufa está impulsionando a transição para fontes renováveis.

Transição energética e desafios atuais

A transição energética prioriza o uso de fontes limpas e renováveis de energia. No entanto, as fontes eólicas e solares dependem de condições climáticas específicas e o aumento da geração de energia renovável causa variações na oferta, exigindo ajustes na operação do sistema elétrico.

Assim, a regulamentação de novos serviços para lidar com a questão da intermitência das fontes alternativas e a necessidade da diminuição da dependência de usinas termelétricas por combustíveis fósseis poluentes, ainda está em desenvolvimento.

Soluções em estudo

Para maximizar o aproveitamento da geração de energia renovável, são necessárias soluções como armazenamento elétrico e usinas hidrelétricas reversíveis.

O armazenamento elétrico junto às fontes renováveis é um suprimento mais estável, mas ainda são soluções de alto custo para o sistema. Enquanto isso, as usinas hidrelétricas reversíveis podem absorver as variações de energia por meio do bombeamento de água a montante para armazenamento de água para momentos mais restritos de oferta. Também como parte da solução, é mencionado uma nova modalidade de produto, que consiste na contratação de oferta variável por consumidores de forma pontual.

Ajustes necessários no setor elétrico

Com o crescimento das fontes renováveis, o modelo do setor elétrico e a regulamentação setorial precisam ser ajustados de modo a acomodar uma nova realidade. É necessário considerar a flexibilidade da geração de energia e promover regras que equilibrem o sistema elétrico, mantendo os preceitos de segurança de suprimento e modicidade tarifária

Antecipar-se aos desafios é fundamental para enfrentar a complexidade crescente da operação do sistema elétrico.

Clique aqui e leia o texto na íntegra.

Fonte: GESEL

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das novidades do mercado elétrico!

Leia também: Brasil busca liderança na transição energética global em reunião do G20