Empresários debatendo

O Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) de 2032 rendeu um novo lançamento do Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o caderno “Energia e Meio Ambiente”.

A publicação, divulgada no fim de dezembro de 2022, apresenta as principais questões relacionadas à energia e ao meio ambiente.

Destaques da publicação

Entre os temas abordados na publicação estão a conjuntura de políticas climáticas e os compromissos de redução de emissões firmados pelo Brasil.

O documento também evidencia os principais desafios socioambientais estratégicos que a expansão energética deve lidar no próximo decênio. Um exemplo disso é a compatibilidade entre a conservação da biodiversidade e os usos múltiplos da água com produção, geração e transmissão de energia e as medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Oportunidades socioambientais

O caderno “Energia e Meio Ambiente” também ressalta oportunidades socioambientais importantes no aproveitamento energético de resíduos e da otimização de recursos e infraestruturas, evitando sobretudo novas instalações.

A publicação aponta, ainda, possibilidades relacionadas a mecanismos de sustentabilidade e descarbonização para projetos energéticos. 

Acesse aqui o caderno “Energia e Meio Ambiente”

Confira também a Nota Técnica da EPE sobre o Caderno Energia e Meio Ambiente do PDE 2032

Fonte: gov.br

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das novidades do mercado elétrico!

Leia também: ONS afirma que Brasil possui vantagem competitiva em energia segura, durante a COP27