Nos dias atuais, o compromisso com a sustentabilidade é mais do que uma tendência; é uma exigência dos consumidores e do mercado. 


De acordo com uma pesquisa do Ibope, 77% dos brasileiros consideram urgente a proteção do meio ambiente, e um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que 81% dos brasileiros buscam ter hábitos sustentáveis. Implementar o consumo de energia renovável pode ser um passo crucial para sua empresa se destacar nesse cenário. Vamos explorar como a adoção de energia renovável pode melhorar o posicionamento estratégico de  sua empresa.

Nos dias atuais, o compromisso com a sustentabilidade é mais do que uma tendência; é uma exigência dos consumidores e do mercado. 


De acordo com uma pesquisa do Ibope, 77% dos brasileiros consideram urgente a proteção do meio ambiente, e um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que 81% dos brasileiros buscam ter hábitos sustentáveis. Implementar o consumo de energia renovável pode ser um passo crucial para sua empresa se destacar nesse cenário. Vamos explorar como a adoção de energia renovável pode melhorar o posicionamento estratégico de  sua empresa.

Vantagem competitiva

Consumir energia renovável não só ajuda a reduzir os custos de energia, mas também oferece um diferencial competitivo significativo. Outra pesquisa, da Union + Webster, revelou que 87% dos brasileiros preferem comprar produtos de empresas com práticas sustentáveis, e 70% deles estão dispostos a pagar mais por isso. Ao consumir energia limpa e renovável, sua empresa pode:


Atrair mais clientes: a disseminação da consciência ambiental  gera uma atração na cadeia de negócios, permitindo que empresas que se alinham à sustentabilidade tenham um diferencial competitivo.

Valor institucional

Os parceiros de negócios esperam que as empresas adotem práticas sustentáveis. Utilizar energia renovável demonstra que sua empresa está comprometida com a preservação ambiental. Esse posicionamento pode ser utilizado em campanhas de marketing, destacando o uso de energia limpa e as ações em prol do meio ambiente.


Assumir uma postura sustentável melhora a percepção da marca entre os clientes e parceiros, já que eles são mais propensos a manter relações de negócio com empresas  que compartilham seus valores.

Motivação dos Colaboradores

Uma imagem corporativa ética e sustentável também impacta positivamente os colaboradores. Trabalhar em uma empresa que se preocupa com o meio ambiente pode aumentar a motivação e o engajamento dos funcionários.


Segundo o Índice de Confiança Robert Half (ICRH), 83% dos profissionais desempregados consideram importantes as iniciativas ESG (ambientais, sociais e de governança) ao aceitar uma oferta de trabalho.  Funcionários motivados tendem a ser mais produtivos e satisfeitos com seu ambiente de trabalho.

Retorno para a Sociedade

A responsabilidade ambiental das empresas reflete diretamente na sociedade. Investir em energia renovável não só contribui para a preservação ambiental, mas também promove a sustentabilidade em uma escala maior, beneficiando a qualidade de vida de todos.


A utilização de fontes de energia limpa ajuda a conservar os recursos naturais e a reduzir a emissão de poluentes. Empresas com práticas sustentáveis podem implementar projetos que beneficiem diretamente as comunidades em que atuam.

Conte com a Nova Energia

O mercado livre de energia é o hoje o caminho mais rápido e descomplicado para que sua empresa busque a transição energética.

A Nova Energia oferece suporte completo para empresas que desejam migrar para este ambiente. Com uma equipe de especialistas, a Nova Energia ajuda a identificar a melhor solução para o perfil de consumo da sua empresa, facilitando todo o processo de transição e garantindo que sua empresa colha os benefícios econômicos do mercado livre e aqueles associados ao uso de energia limpa.


Clique aqui e fale com um de nossos especialistas


Continue acompanhando o blog e fique por dentro das novidades do mercado elétrico!


Leia também: Afinal, como migrar para o Mercado Livre de Energia?