Mercado Livre de Energia
28 de setembro, 2023
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Desafios da gestão de demanda contratada para empresas
Otimizando o uso da energia: Desafios e soluções na gestão de demanda contratada para consumidores de Alta Tensão
A correta contratação da demanda de energia com a distribuidora é um requisito fundamental para uma gestão otimizada do consumo de energia elétrica. Além disso, se faz necessário uma constante atualização do entendimento dos processos produtivos para que esta contratação se mantenha eficiente ao longo do tempo.
Neste artigo, discutiremos os desafios da gestão de demanda para consumidores de Alta Tensão (AT) e como a Nova Energia pode auxiliar nesse processo.
Entendendo a demanda contratada no setor industrial
No setor industrial, a demanda contratada de energia refere-se à quantidade máxima de energia elétrica que o consumidor pode atingir de forma instantânea.
É uma informação necessária requerida pelas concessionárias de energia para dimensionar a infraestrutura de fornecimento e garantir a disponibilidade de energia para atender à demanda dos próprios consumidores.
A demanda contratada é estabelecida em kilowatts (kW) e representa um compromisso financeiro para os consumidores de classe AT, uma vez que a empresa paga um valor fixo mensal baseado nesse valor contratado, independentemente do seu consumo efetivo de energia.
Desafios da gestão de demanda
A gestão de demanda dos consumidores passa pelo desafio de gerenciar seu consumo, principalmente nos horários de pico de sua operação.
Isso acontece pois eventuais ultrapassagens desta demanda contratada podem resultar em multas cobradas pelas distribuidoras, resultando no aumento dos custos da conta de energia. Além disso, também podem impactar a qualidade do suprimento.
Estratégias para redução de picos de consumo
Para reduzir os picos de consumo e otimizar a gestão de demanda, os consumidores podem adotar diversas estratégias.
Uma delas é o gerenciamento de carga, que consiste em distribuir o consumo de energia de forma equilibrada ao longo do tempo, evitando demandas excessivas em curtos períodos.
Além disso, o uso de tecnologias inteligentes, como sistemas de automação e controle, permite monitorar e ajustar o consumo de energia de acordo com a demanda atual.
Otimização da utilização de equipamentos e processos
Outra estratégia importante na gestão de demanda é a otimização da utilização de equipamentos e processos industriais.
Através da análise e monitoramento do desempenho energético de cada equipamento, é possível identificar oportunidades de eficiência energética e implementar medidas para reduzir o consumo. Isso pode envolver desde a substituição de equipamentos por versões mais eficientes até a implementação de práticas de manutenção preventiva e corretiva.
Ainda, a revisão dos processos produtivos e a identificação de oportunidades de otimização podem contribuir significativamente para a redução da demanda de energia.
Outro fator essencial é a opção pelo modelo de faturamento que visa garantir que as tarifas contratadas estejam de acordo com sua realidade de operação. Assim, para consumidores de média tensão (A4) há dois tipos de tarifas, chamadas THS Azul (para consumidores que consomem energia nos horários de ponta, geralmente indústrias com mais de um turno de produção) e THS Verde (voltada para consumidores da classe comercial ou indústrias que operam em turno único).
A Nova Energia na gestão de demanda
A Nova Energia é especializada em gestão e comercialização de energia e pode ser uma importante parceira também no processo de gestão da demanda.
Através de uma análise detalhada do perfil de consumo, a Nova Energia pode fornecer orientações e estratégias personalizadas para otimizar esta contratação de demanda.
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