Empresário que equilibra moedas empilhadas na gangorra de madeira

A escolha entre energia convencional e incentivada é uma alternativa a ser escolhida quando na contratação de energia no mercado livre, e esta decisão pode impactar em relação a  custos e benefícios.

Neste artigo, vamos comparar essas duas alternativas, ajudando sua empresa a entender qual é a mais adequada para cada caso.

Entenda as principais diferenças

O que é energia incentivada?

A energia incentivada é gerada a partir de fontes renováveis, como solar, eólica, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas (PCH). 

Como alternativa de fomento a investimento em geração renovável, até o final de 2022, era estabelecido que os consumidores do mercado livre de energia com demanda entre 500kW e 1.499 kW seriam considerados consumidores especiais e, assim, deveriam obrigatoriamente contratar de uma fonte incentivada.

No entanto, este requisito mínimo de demanda para se contratar estas fontes foi extinto a partir de janeiro/2023.

Ainda assim, uma boa parcela de empresas de pequeno e médio portes buscam comprar energia de fontes renováveis e sustentáveis, já que as fontes incentivadas geram descontos na parcela da  tarifa de demanda dos consumidores.

Características:

  • Sustentável: Utiliza recursos renováveis e contribuem para descarbonização
  • Incentivos: Oferece descontos de 0% a 100% na Tarifa de Uso dos Sistemas Elétricos de Distribuição (TUSD).
  • Redução de impactos ambientais: Contribui para a sustentabilidade e políticas de ESG.

O que é energia convencional?

A energia convencional provém de usinas de maior porte, tanto renováveis como grandes hidrelétricas, quanto não renováveis como termelétricas a gás ou óleo.

Devido a sua grande disponibilidade  de oferta esse tipo de energia é mais competitiva. Qualquer consumidor livre pode acessá-la

Características:

  • Sem incentivos: Não oferece descontos nas tarifas de uso dos sistemas de distribuição.
  • Custos competitivos: Os preços são mais baixos que os da energia incentivada.


Comparativo de custos

Apesar de a energia incentivada ter um custo de aquisição geralmente mais alto, os descontos na TUSD podem tornar seu custo total mais competitivo. Além da economia, esse tipo de energia é particularmente vantajoso para empresas com metas de sustentabilidade e que buscam reduzir sua pegada de carbono.

Como a Nova Energia pode auxiliar na migração para o Mercado Livre

A Nova Energia oferece suporte especializado para empresas que desejam migrar para o mercado livre de energia. Com uma equipe de consultores especialistas, auxiliamos na análise do perfil de consumo, identificando a melhor opção para a sua empresa, além de orientar todo o processo de migração.  

Considerações finais

A escolha entre energia convencional e incentivada deve ser baseada em uma análise detalhada do perfil de consumo da empresa, da tarifa de uso do sistema de distribuição e das metas de sustentabilidade. 

A Nova Energia oferece o mais completo portfólio de produtos e serviços para atender as demandas de energia da sua empresa. Dentre eles a gestão de energia, que busca trazer eficiência e otimizar a contratação, através de suporte de equipe de consultoria especializada no mercado.

Clique aqui e fale com um de nossos especialistas

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das novidades do mercado elétrico!

Leia também: Afinal, como migrar para o Mercado Livre de Energia?