Durante uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), ocorrida em março de 2023, foi apresentada uma estimativa de que o país terá um recorde histórico de expansão da capacidade instalada de geração de energia elétrica.

A principal razão para essa perspectiva de crescimento é o incremento das fontes eólica e solar no sistema elétrico nacional.

Além disso, foi destacado que, atualmente, as condições favoráveis de atendimento estão permitindo a exportação de energia elétrica para países vizinhos, sem prejuízo para a segurança energética nacional.

Perspectiva de expansão histórica da capacidade instalada de geração

Durante a mesma reunião, o CMSE avaliou a proposta do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) quanto às curvas referenciais de armazenamento (CREF) para 2023. Essas curvas são uma importante ferramenta para auxiliar o Comitê na tomada de decisões a respeito da necessidade de adotar ou manter medidas adicionais para garantir o atendimento energético no país.

A elaboração das curvas referenciais considerou metodologia similar à utilizada para as curvas de referência de 2022, mas com a atualização de premissas, como as restrições hidráulicas vigentes e oferta e demanda de energia elétrica. Além disso, foi utilizado um cenário de aversão construído a partir dos valores de Energia Natural Afluente (ENA) entre outubro de 2020 e setembro de 2021, quando foram registrados os piores valores de afluências em 12 meses do histórico de 92 anos.

As curvas referenciais de armazenamento estabelecem a proteção para o armazenamento mínimo de 21,4% no Sistema Interligado Nacional (SIN) ao final de novembro de 2023, com distribuição diferente entre os subsistemas.

As cores das curvas, conforme gráfico abaixo, estão associadas aos montantes termelétricos considerados para garantir o suprimento energético na ocorrência do cenário de aversão hidrológica. No entanto, a utilização de recursos excepcionais deve considerar as tendências de armazenamento, a eficácia do recurso termoelétrico como alternativa para recuperação dos níveis e os custos associados, bem como a existência de outras possibilidades que possam contribuir com a mitigação da situação de atenção identificada.

Proposta de Curvas Referenciais de Armazenamento para 2023

Abaixo é possível observar as Curvas Referenciais de Armazenamento para o Sudeste/Centro-Oeste no ano de 2023, as quais apresentam os níveis percentuais previstos para o final de cada mês e os montantes de geração termelétrica utilizados como referência para a elaboração das curvas.

Assim, o CMSE reforça o compromisso com a transparência e solidez das avaliações realizadas pelo colegiado e com o processo de tomada de decisão, incluindo a eventual avaliação da necessidade de adotar medidas adicionais para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica no país. O comitê continuará trabalhando para aprimorar a governança e a atuação em prol do setor elétrico brasileiro e da sociedade em geral.

A metodologia aprovada será detalhada em uma Nota Técnica que será finalizada pelo ONS e disponibilizada aos agentes, integrando a documentação relacionada à 275ª reunião do CMSE, referente à construção e uso das Curvas Referenciais de Armazenamento.

Fontes: gov.br

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das novidades do mercado elétrico!

Leia também: Indústria de São Paulo obteve 28% de economia na conta de luz com a Nova Energia