O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante o "Fórum Distribuição de Qualidade para a Inclusão e Transição Energética", enfatizou a possível sinergia entre as medidas estruturantes do governo e o Projeto de Lei (PL) 414/21.

Este projeto busca modernizar o setor elétrico, ampliando o acesso ao mercado livre de energia para todos os consumidores brasileiros, incluindo os de baixa tensão.

O setor elétrico e a importância do planejamento

Silveira ressaltou a importância do planejamento no setor elétrico, observando que, embora o parlamento tenha sua autonomia, as políticas devem seguir uma diretriz estratégica. Ele destacou que, nos últimos anos, algumas políticas foram construídas sem um planejamento adequado, resultando em distorções que oneram o setor elétrico.

Além disso, enfatizou a necessidade de discutir o financiamento do setor para evitar o repasse de políticas públicas para os consumidores.

Transição energética e modernização da distribuição

O ministro abordou a diversidade e complexidade dos temas no segmento elétrico, especialmente diante da transição energética e da reorganização do setor. Ele destacou a importância de equilibrar diversos objetivos, como modicidade tarifária, segurança energética e adoção de fontes renováveis.

Ainda, mencionou a necessidade de estimular o consumo de energia renovável e discutiu iniciativas para impulsionar a produção de energia nuclear de forma sustentável e econômica.

Modernização da distribuição e prorrogação das concessões

Silveira trouxe a necessidade de preparar as distribuidoras para a abertura do mercado livre de energia, destacando a importância da digitalização dos processos. Ele também defendeu a modernização da distribuição elétrica, propondo critérios mais claros para investimentos e estabelecendo metas para a qualidade do serviço.

Para ele, é necessário a prorrogação das concessões das distribuidoras, enfatizando a importância de não comprometer os investimentos anunciados pelo setor.

Fonte: MegaWhat

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das novidades do mercado elétrico!


Leia também: MME acredita que é preciso modernizar os contratos de concessão de distribuição de energia elétrica