Você sabia que, após optar pela contratação de energia no mercado livre, a sua empresa passa a ter novas responsabilidades operacionais e financeiras junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE)?

Porém, a forma como você se relaciona com a CCEE muda conforme o mercado em que você adquire energia. Confira abaixo as diferenças:

Mercado atacadista

Na modalidade tradicional de acesso ao mercado livre de energia, chamada de modelo atacadista, as empresas precisam se relacionar com o seu novo fornecedor de energia elétrica e se associar à CCEE. Elas terão que enfrentar toda a burocracia do processo de adesão na CCEE e assumir novas responsabilidades e obrigações, estando sujeitas a sanções e penalidades caso ocorra algum descumprimento dessas obrigações.

Uma das alternativas para se proteger e garantir o pleno cumprimento dessas novas responsabilidades é a contratação de uma empresa especializada, como a Nova Energia, para que os consultores realizem todo o acompanhamento dessas atividades e prazos, e façam a intermediação entre a CCEE e o cliente. No entanto, a empresa continuará respondendo por todos os direitos e obrigações perante a CCEE.

Mercado varejista

Para quem não quer se preocupar com essas novas responsabilidades e obrigações, e quer focar apenas na economia com a contratação de energia elétrica, a Nova Energia também oferece a opção do Comercializador Varejista.

Neste modelo, não há necessidade de se tornar um agente da CCEE e a Nova Energia assume todas as obrigações da sua empresa perante a Câmara, reduzindo assim boa parte da burocracia envolvida no processo.

Muito mais simples, né? Desta forma, a energia fica mais barata e nada muda na rotina da sua empresa.

Maior previsibilidade de economia no modelo varejista

Além de simplificar as rotinas operacionais e financeiras da empresa na contratação da energia elétrica, o modelo varejista ainda conta com outras opções comerciais, como por exemplo, o Desconto Garantido. Este visa propiciar uma maior previsibilidade de economia para a sua empresa, garantindo o mesmo percentual de desconto na conta de energia durante toda a vigência do contrato.

Na contratação de energia padrão, normalmente ocorrem variações para mais ou para menos no percentual de economia percebido pela empresa. Isso porque a redução de custos é estimada com base no histórico e em projeções de consumo, que podem se confirmar ou não ao longo da vigência do contrato, em decorrência das variações do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) e por outras condições de mercado.

Considerando que, em certos momentos, a economia prevista pode não se confirmar, a Nova Energia oferece o produto de Desconto Garantido para eliminar essas distorções e garantir uma redução de custos com percentual fixo, aumentando assim o conforto e a segurança da empresa na migração para o mercado livre.

Ficou interessado ou tem dúvidas sobre este modelo? Fale agora com um dos nossos especialistas.

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das novidades do mercado elétrico!

Leia também: STF mantém cobrança de ICMS  sobre o valor de transmissão e distribuição da tarifa de energia elétrica