O mercado livre de energia tem se destacado nos últimos anos por oferecer preços competitivos e atraentes para consumidores industriais e comerciais. O preço atual do megawatt-hora (MWh) no mercado livre é de R$69,04, um valor bem abaixo do que se vê no mercado cativo regulado pela ANEEL. Mas afinal, o que levou a essa baixa de preços? 

Neste texto, vamos explorar os fatores que influenciaram o mercado de energia nos últimos anos, desde a hidrologia favorável até o cenário econômico global e o aumento dos projetos de geração de energia renovável, para entender o porquê de o mercado livre estar oferecendo preços tão competitivos.

Hidrologia

O período úmido de 2022 superou as expectativas, resultando em uma recuperação histórica dos reservatórios. O reservatório de Furnas, um dos maiores e mais importantes do Brasil, atingiu seu maior volume útil desde 2011, ano em que os preços de energia permaneceram nos valores mínimos.

Em relação ao período úmido de 2023, que está chegando ao fim, observamos que também foi satisfatório em termos de regime de chuvas. Ao final de março, o armazenamento nos submercados SE/CO estava próximo de 80%. Isso indica que, mesmo que o período seco de 2023 seja severo, com uma base elevada, ainda teremos um cenário hidrológico favorável em 2024.

A CCEE projeta que o nível dos reservatórios para o final de 2023 estará próximo do melhor nível histórico.

Cenário econômico e de demanda de energia

Globalmente, o mundo tenta se recuperar após uma série de eventos que afetaram o funcionamento dos sistemas de energia.

A pandemia, com diversas ondas e variantes, seguida por questões geopolíticas, guerras, crises ambientais e conferências sobre o clima, impactaram o setor elétrico ao longo de 2022. O crescimento médio da demanda por energia desacelerou em 2022, devido ao enfraquecimento da economia global, diante das crises em países que garantem a oferta de recursos energéticos.

Podemos observar que nas últimas atualizações de carga, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) fez reduções consecutivas nas expectativas de carga para o período de 2023 a 2026.

Projetos de geração

A crise energética enfrentada pela Europa acelerou o processo de transição energética, tanto para aqueles que já tinham planos nesse sentido, quanto para países que buscavam soluções para a crise. Como resultado, as empresas multinacionais aceleraram significativamente projetos de energia solar e eólica globalmente, influenciando o mercado brasileiro.

Além disso, o sistema de energia brasileiro se tornou cada vez mais robusto, com uma alta capacidade de escoamento de energia entre submercados, devido aos crescentes investimentos em linhas de transmissão, e com um aumento significativo dos projetos de geração distribuída e autoprodução.

Como aproveitar os benefícios do Mercado Livre de Energia?

Considerando todas essas informações, podemos concluir que este é um momento ideal para a contratação de energia e/ou migração para o mercado livre, onde podemos observar preços baixos para o curto, médio e longo prazo.

A Nova Energia é uma comercializadora e gestora de energia com uma equipe altamente experiente e preparada para fornecer as melhores soluções e estratégias para sua empresa. Quer saber mais? Clique aqui e fale com um especialista.

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das novidades do mercado elétrico!

Leia também: Evolução do Armazenamento no SIN - da Crise Hídrica aos dias atuais